Modelos de guitarra

Troca de dicas e exercícios para guitarra
Avatar do Utilizador
fabriciomartins
Mensagens: 1
Registado: 31 dez 2020 08:06
Contacto:

guitarra Modelos de guitarra

Mensagem por fabriciomartins »

Estarei criando nesse tópico um resumo sobre os modelos mais conhecidos de guitarra, com o objetivo de ajudar os iniciantes a terem uma idéia das características sonoras de cada modelo, pois isso no aprendizado é uma dúvida q todos tem, espero poder ajudar.

Vamos começar com a clássica Fender Stratocaster:

- História: Leo Fender queria um instrumento infalível que não perdesse em agudos mas que tivesse graves mais poderosos que a estridente Telecaster, modelo até então hegemônico. Que falasse baixo, gritasse ou chorasse sem perder o timbre. Então, utilizou o trémulo, uma inovação na altura, o que permitia uma grande distorção do som, mas, não causava a desafinação da guitarra, que se mantinha afinada. Seu Headstock (mão) mais grosso que a telecaster existe pelo fato de que varios musicos da epoca na Telecaster(que na verdade começou com a Broadcaster, uma tele mais simples) faziam chacota sobre a mão fina e estreita da telecaster. O corpo da Stratocaster foi inspirado no corpo do Fender Precision Bass e seu sistema de tremulo foi desenhado e criado inteiramente por Leo Fender. Segundo o próprio a disposição das tarrachas na mão da guitarra em linha reta, mantendo as cordas retas mesmo após o nut minimizava as desafinações decorrentes do uso extremo do tremulo. As primeiras Stratocaster não continham escudo de 3 camadas (atualmente os escudos sao compostos por 1 camada preta no meio de duas brancas ou vice versa para enrijecer o material) o que fez com que ao envelhecessem eles deformassem. Inicialmente também, elas continham Chaves de 3 posições para seleção dos captadores, a disposição possível era: captador da ponte, do meio ou do braço. Entretanto alguns músicos descobriram que deixar a chave em uma posição intermediária, ligava dois captadores (como o da ponte e do meio por exemplo) criando um som único e diferente. Vale lembrar que nesta época os captadores do meio eram comuns, iguais aos do braço, enquanto que atualmente os captadores do meio são enrolados ao contrário e tem pólo invertido, para funcionar como a mesma teoria dos Captadores Humbuckers eliminando assim os ruidos, mas obviamente criando uma sonoridade diferente. As Chaves atualmente são de 5 posições, assim as posições intermediárias (2 e 4) são comuns atualmente, e as posições 1, 3 e 5 compreendem respectivamente os captadores do braço, meio e ponte.

- Característica sonora: As Stratocaster tem seu timbre, "quack", caracterizado pela cavidade do trêmulo e sua parte/bloco de metal, sua madeira, seu corte, seus captadores e seu braço, mais longo do que as Gibson Les Paul e seu headstock. As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupá, cedro, poplar, freijó, basswood, swamp ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e sua densidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash(dependendo da densidade deste, que varia muito).

- Estilos musicais onde são mais utilizadas: Rock, blues e funk.

- Exemplos de guitarristas q a utilizam ou a utilizaram:

* Jimi Hendrix
* Eric Clapton
* Stevie Ray Vaughan
* Jeff Beck
* Eric Johnson
* Yngwie Malmsteen
Administrador
Fabrício Martins
www.tocandofacil.com.br

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante